05/10/2017

Rede de comercialização

O CTA tem promovido ações que buscam constituição de rede de mercado solidário visando abrir caminhos para a comecialização da produção agroecológica dos grupos produtivos acompanhados pelo CTA, através de seus projetos de ATER (Assistencia Técnica e Extensão Rural). Atualemte o CTA executa dois projetos no ambito das chamadas públicas de ATER em Agroecologia e um projeto apoiado pelo Fundo Amazônia/BNDES. A articulação destes projetos apoiam cerca de 1700 familias de agricultores/as familiares nas regiões Norte e Sudoeste de Mato Grosso. São 24 municipios, mais de 80 comunidades como assentamentos, comunidades tradicionais, indígenas, posseiros etc.

A articulação acontece para além dos projetos internamente no CTA, um conjunto de parceiros é articulado para assegurar o trabalho. O CTA participa da Rede GIAS (Grupo de Intercâmbio em Agroecologia). Tambem somos membro do FORMAD (Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento).

Outros parceiros como o IOV a CPT o MAB e STTRs,  no norte de MT, e no sudoeste região Grande Cáceres a ARPA, APA, COOPERMAF, COOPERJAURU, ARPEP, FASE e também alguns STTRs, o Núcleo da UNITRABLHO, a Universidade estadual de MT (UNEMAT) formam um arranjo regional de apoio a AF e à agroecologia. Alem das organizações não governamentais e representativias em vários municipios o poder público local (prefeituras e secretarias municipais) tem sido de suma importância e coolaboram para o desenvolvimento dos trabalhos em rede.

As ações de mercados são coordenadas pelo Escritório de negócios que funciona como um departamento de atuação do CTA e potencializa as comunidaes e as organizações na busca de mercados diversos como o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, o PNAE - programa nacional de alimentação escolar, vendas diretas, feiras livres entre outros.

A realização das feiras livres como espaço da agricultura familiar articulada com ações culturais iniciaram em alguns municipios e avança na visão de se tornar em multirões mais simplificados de comercialização. (mutirão de comercialização). Na prática é uma feira livre itinerante que pretende ir passando pelos municipios comercializando os produtos da AF, divulgando e massificando a agroecologia.

Veja nos links abaixo nosso acervo fotagráfico sobre essa ação