CTA PARTICIPA DE PARCERIA PARA FORTALECIMENTO DO EXTRATIVISMO NO CERRADO EM MT.

O Centro de Tecnologia Alternativa (CTA) é a organização animadora da Rota de Comercialização "Caminhos da Agroecologia" que vem desenvolvendo ações de acesso a mercados para a produção da agricultura familias.

Para animar e coordenar as ações da Rota o CTA disponibiliza estrutura física e jurídica através do escritório de negócioas da agricultura familair e economia solídária (ENAFES). Desde de outubro de 2020 com apoio e parceria da FASE /MT o CTA firmou contrato e outra grande parceria com a Central do Cerrado em Brasília visando assegurar o extrativismo do cumbaru no estado e de forma mais específica na Baixada Cuiabana. A parceria prevê a aquisição de castanhas do cumbaru que são coletados por famílais  extrativistas em counidades tradicionais e quilombolas. A ação esta assegurando trabalho nas comunidades envolvendo mao de obra familiar, das mulheres e jovens, gerando renda extras nas comunidades e promovendo a consolidação da rede do extrativismo no cerrado. 

O Cumbaru, que tambem é chamado de barú por muitos lugares tem um potencial produtivo considerável na região e precisa ser preservado uma vez que vem sendo desmatado perdendo espaço para as areas de pastagens, sendo retirados para fins de construções e cercamento de pastos.

A meta para 2020 é comprar 70 toneladas de cumbaru in-natura o deve chegar proximo de duas toneladas de castanhas. 

Juntamente com a FASE e todas as organizações quefazem parte da Rota de comercialização o cta acredita que a estratégia de aproveitamento do cumbaru seja de agora em diante uma ação permanente que poder ser fortalecida nos proximos anos.

 

Fonte: CTA/MT