O Centro de Tecnologia Alternativa surge como uma ferramenta para a agricultura familiar no Vale do Guaporé. Em 1990  o termo AF nao era ainda usual e por isso o CTA era a ferramenta do MUL - Movimento de União dos Lavradoresdo Vale do Guaporé. O CTA representou um dos tripés de movimento, atuando na articulação, diversificação e melhoria da produção.

Foi constituído legalmente emmaio de 1992 e desde então firmou seu compromisso na defesa de uma produção diversificada e alternativa ao modelo escludente e contaminante atual. Em fim, na defesa da AGROECOLOGIA.

O CTA inicia seu trabalho desenvolvendo experimentos para adaptação de tecnologias e buscar soluções para o problema da produçao dos AF. Muitas alternativas foram desenvolvidas como o controle integrado de pragas no algodão, a diversificação da produção, a implantação de quintais produtivos que se tornam em SAFs (sistemas Agroflorestais) no decorrer do tempo. 

Desde 2008 o CTA tornou-se em uma instituição prestadora de serviços de ATER e se credenciou junto ao CONDRAF e ao CEDRSS para a prestação de assistencia técnica na AF.

Atualmente o CTA atua em todo estado de MT eatende cerca de1200 familias com seus projetos de ATER e de fomento a produção agroecológica.

AAtuação do CAT também é pautada nos princípios da participação social (democracia) e na defesa pela igualdade de gênero e foalecimento da juventude rural.